Tradutor

5 de mai. de 2010

7º dia - 05/05/2010 - Tailândia - Sukhothai Historical Park e Chiang Mai

By Ana
Levantamos às 6:00 pois era impossível continuar na cama, fomos diretamente para o chuveiro. O Junior não conseguiu dormir bem e eu não consegui dormir. O  barulho das motos na rua era intenso, o calor estava nos cozinhando e o  colchão matando a minha coluna. O pior de tudo mesmo era o barulho, parecia que eu estava deitada no meio da rua.
Nossas coisas já estavam prontas, então tomamos café da manhã e fomos para a rodoviária.
No meio do caminho o Junior começou a passar mal, não conseguia caminhar direito pois estava com dor de barriga. Ele disse que não dava mais e precisava de um banheiro urgente, paramos em uma loja e pedi para ele usar o banheiro pois ele não conseguia nem falar. Fiquei conversando com o proprietário da loja até o Junior voltar, agradecemos e fomos embora. Logo que saímos o Junior me disse que foi alarme falso, apenas dois peidos...hehehe O banheiro da loja era do tipo buraco e não tinha descarga, fiquei imaginando o Junior com diarreia nesse banheiro. Ele continuava se contorcendo de dor de barriga, nós já estávamos quase perdendo o ônibus e super longe da rodoviária. Andamos mais uns 500m e o Junior me olhou bem sério e disse: - Preciso ir no Banheiro! - Com uma cara de desesperado. Pedi para uma senhora que estava abrindo o restaurante onde ela trabalhava para ele usar o banheiro ela não entendeu e disse para seguirmos adiante, repeti dizendo Toilet, ela entendeu mostrou aonde era e ele foi correndo. Acho que da primeira vez ela pensou que queríamos saber onde era a rodoviária pois estávamos com as mochilas. Fiquei esperando muito tempo e o Junior não voltava, quando ele apareceu perguntei como era o vaso e ainda bem era normal. Ele disse que se sentia dois quilos mais leve...hehehe
Continuamos em direção a rodoviária, mas sem esperança de pegar o ônibus das 8:15.

Chegando na rodoviária compramos os bilhetes e já embarcamos no ônibus das 8:40 para Sukhothai pagamos 76 Baht para nós dois (£1,50 ou R$4,00) em ônibus leito com ar-condicionado e rodamos uma hora. O ônibus que havíamos perdido nos deixaria exatamente no Parque (Sukhothai Historical Park) da antiga cidade, mas este nos deixou na rodoviária central de Sukhothai, assim que chegamos pegamos uma camionete que tem bancos de madeira nas laterais da caçamba. Pagamos 40 Baht para nós dois (£0,80 ou R$1,10) e rodamos cerca de 14km. Foi uma experiência bem interessante.
Chegando ao parque por volta das 10:00 e fomos direto ao balcão de informações turísticas. Eles nos indicaram alugar bicicletas, pois o parque era muito grande e que poderíamos deixar as mochilas guardadas na loja das bicicletas. Seguimos essa dica, alugamos duas bicicletas por 60 Baht (£1,20 ou R$3,50) pelo dia inteiro.

Pagamos para entrar no Parque 220 Baht (£4,40 ou R$12,00), na verdade o valor da entrada por pessoa é 100 Baht, mas eles cobram uma taxa extra de 10 Baht se entrar com bicicleta.

Realmente valeu a pena incluirmos este destino, adoramos as ruínas. O parque é muito bem conservado e foi ótimo ter alugado as bicicletas. Poderíamos ter feito tudo a pé, mas uma atração é longe da outra e o sol daqui não dá trégua. O parque também é muito arborizado, tendo assim muita sombra para relaxar. Eu tinha uma amostra grátis de um bronzeador que tinha fator de proteção 8, resolvemos passar no rosto e o Junior passou nos pés também pois estavam torrando. Na verdade esse protetor sujou a camiseta do Junior de marrom...hehehe
Estávamos pedalando pelo parque e enquanto eu filmava, eu pedalava e filmava ao mesmo tempo, quando um grupo de ciclistas se aproximou. Todos vinham na direção contrária da nossa. Uma mulher que estava pedalando e olhando para o lado foi a única pessoa que não nos viu e veio direto na nossa direção, quase caímos.
Olhem o vídeo:
Saímos do parque e fomos almoçar em um restaurante legal que ficava bem em frente, pensamos que seria caro, mas na verdade foi bem barato. Pedimos o de sempre, arroz frito, o meu dessa vez com carne e o Junior que havia passado mal resolveu pedir com vegetais. Escolhemos a porção pequena, mas não sabíamos exatamente o tamanho dessa porção então encolhemos um outro prato para depois. O cardápio tinha as fotos dos pratos e dava vontade de provar tudo. Quando os pratos chegaram vimos que a porção pequena era enorme, eu até perguntei para a garçonete se aquela era a porção pequena...hehehe Nosso almoço custou 100 Baht (£2,00 ou R$5,60) com uma Pepsi e uma água.

Fomos devolver as bicicletas e perguntamos o horário do ônibus para Chiang Mai, as moças não queriam responder ficavam dizendo que poderíamos comprar as passagens com elas, aqui todo mundo tenta te vender passagens de trem ou de ônibus, eu disse que não iria devolver a bicicleta e que somente gostaria de saber o horário. O Junior entrou e olhou o horário que estava fixado em uma parede, viu que o ônibus chegaria em menos de 5 minutos, ele correu pegou as mochilas e saímos correndo. Ainda bem que a parada ficava do outro lado da rua, não precisamos esperar muito, ainda bem. Ônibus leito com ar-condicionado por 436 Baht (£8,70 ou R$24,50) para os dois. A viagem foi de um pouco menos de 5 horas e meia, e foi bem tranquila.
Na chegada da rodoviária fomos atacados pelos motoristas de táxi e tuc-tuccaçamba parou e ofereceu nos levar no hotel por 40 baht (£0,80 ou R$2,20), aceitamos por que as mochilas estavam pesadas e nós estávamos perdidos...hehehe Quando passamos por uma ponte que percebemos o nosso erro, estávamos caminhando na direção certa, mas andando em uma rua diferente, pois a cidade tem dois terminais de ônibus, descemos em um e pensávamos que tínhamos descido em  outro que fica do outro lado da cidade. O transporte  valeu a pena por que estávamos bem longe do hotel.
Havíamos pesquisado na internet o Yourhouse Guesthouse, que tem preços ótimos e ainda oferece passeios turísticos. Chegando pedimos um quarto, eles tem 3 opções de hotel. Ficamos na versão mais cara com ar-condicionado, banheiro no quarto com banheira, frigobar e internet, o valor inicial era de 750 baht, mas negociamos e pagamos 500 baht por noite (£10,00 ou R$28,00). Existem opções mais baratas com ar-condicionado e banheiro privado, mas as instalações são bem antigas e não incluí o frigobar e sem internet no quarto.
Lavamos nossas roupa, tomamos uma banho de banheira relaxante e atualizamos o blog, pois ficamos alguns dias sem internet.
OBS: lavamos nossas roupas todos os dias no banho, pois trouxemos pouca coisa. O Junior por exemplo tem apenas 3 camisetas.

Fotos do dia no link abaixo: