Tradutor

Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

21 de mai. de 2010

14º dia - 12-05-2010 - Tchau, tchau Tailândia, olá Indonésia...

By Ana
Não conseguimos dormir muito bem por que estávamos tensos com o nosso voo. Nosso dia começou cedo, levantamos as 5:00, comemos, pegamos nossas mochilas e fomos em busca de transporte para o aeroporto. Depois de uma longa busca conseguimos um táxi, pagamos 500 baht (£10,00 ou R$28,00), levamos uma hora mais ou menos para chegarmos no aeroporto.
Eu estava nervosa por que não pagamos uma taxa extra para despacharmos bagagem, então iríamos apenas com bagagem de mão. Não sabíamos se aceitariam nossas mochilas pois o limite é de 7kg. Deu tudo certo não controlaram a bagagem e passamos tranquilos. Nosso voo foi calmo e como haviam muitos lugares vagos fomos para o fundo do avião para sentarmos sozinhos. Conseguimos dormir um pouco.
Na chegada a Indonésia pagamos 20 euros por visto (£19,00 ou R$50,00). Fomos para a imigração e não me pediram o certificado da febre amarela, o processo foi rápido e não precisamos de fotos também.
Perguntamos onde poderíamos pegar o ônibus para o centro, mas fomos atacados pelos taxistas e carregadores de malas. Descobrimos onde poderíamos pegar o ônibus e o local do balcão de informações. Vimos o preço do ônibus, pegamos alguns mapas em alemão, hehehe, conversamos um pouco com os senhores que trabalhavam no setor
Estávamos procurando um caixa eletrônico para sacarmos dinheiro e encontramos uma mochileira perdida que estava procurando o balcão de informações. Conversamos um pouco e perguntamos de onde ela era... Ela é Argentina e se chama Paula, e como nós não tinha hostel para ficar, mas sabia a região onde de Jacarta onde poderíamos encontrar algo barato. Nos despedimos e fomos procurar o caixa eletrônico, a Paula foi em busca de mapas. Resolvi ir atrás da Paula e combinei com Junior de nos encontrarmos no balcão de informações turísticas. Eu a encontrei ela estava tentando se livrar de um taxista. A partir daquele momento deixamos de ser apenas nós dois, a Paula pouco a pouco se incorporou a nossa aventura.
Esperamos o Junior e fomos pegar o ônibus, pagamos 20 mil Rupias Indonesas (£1,45 ou R$4,20) por pessoa. Esperamos uns 20 minutos e fomos em direçãoGambir, estação central de trens de Jacarta. A primeira visão da cidade foi bem desmotivante, muita pobreza, sujeira pelas ruas e esgoto a céu aberto.
Após uma hora de ônibus chegamos na estação, nos informamos a direção para irmos para Jaksa, área com hotéis baratos para mochileiros. Combinamos que dependendo do preço poderíamos dividir um quarto com a Paula. Pesquisamos em alguns hostels, vimos alguns quartos que pareciam celas de prisões e banheiros imundos. Acertamos um quarto por 90 mil Rupias Indonesas (£6,51 ou R$18,00) para nós três partilhando o banheiro. O hostel era bem básico  a Paula dormiu em um colchão no chão, nós em uma cama de casal com um colchão de molas horrível, o chuveiro não existia era apenas um cano na parede que saía um jato de água fria e o banheiro talvez nunca tenha sido limpo.
Saímos para almoçar, comemos em um restaurante bem próximo ao hostel eu comi um arroz com coco e o Junior um Nasi Goreng (arroz frito) pagamos 33 mil Rupias Indonesas (£2,40 ou R$7,00), aqui alguns restaurantes cobram 10% pelo serviço, havíamos comprado uma garrafa de água mineral grande na rua pagamos 5 mil Rupias Indonesas (£0,36 ou R$1,00).
Depois do almoço pedimos informações para chegarmos ao endereço de uma empresa que havíamos contactado pela internet. Um dos motivos da nossa vinda a Jacarta foi o de comprar uma máquina e enviarmos para Inglaterra.
Pegamos o ônibus 640 e tivemos uma grande experiência...hehehe Imaginem um ônibus caindo ao pedaços e asseguro que ele será mais novo que o 640...heheheônibus deve ter sido fabricado na década de 60,  estava todo enferrujado, com fios desencapados, os assentos eram horríveis. Sentei perto do motorista, praticamente em cima do motor do ônibus, quando reparei o motorista estava dirigindo de chinelos, alguns minutos depois ele pegou um cigarro e acendeu...hehehe

Eu e o Junior ficamos rindo sem parar, pedi para tirar uma foto e o motorista ficou lisonjeado...hehehe O Junior sentou no banco atrás de mim e os nossos pés estavam fervendo com o calor que saía do motor do ônibus. Pagamos por essa aventura 2 mil Rupias Indonesas (£0,14 ou R$0,39) para cada um.
Descemos na rua que queríamos e procuramos por quase 3 horas. A maioria dos prédios não tem número, apenas o nome, as pessoas conhecem pelo nome e não pelo número. Pensamos que havíamos anotado o endereço errado, então pedimos em uma loja para confirmar na internet aquele endereço, anotamos corretamente, mas foi impossível encontra-lo. Tentamos ligar para o telefone da loja, mas nos diziam que não haviam telefones públicos. Exaustos resolvemos ir para o hostel, pois já estava escuro e era quase 18:00 e não conseguiríamos nada naquele horário.
A volta com o ônibus 640 foi novamente uma grande experiência, o cobrador do ônibus descia por uma porta e subia pela outra, enquanto gritava chamando passageiros dizendo a direção que aquela linha fazia.
Passamos no super mercado e compramos algumas coisas para o café da manhã, gastamos em torno de 25 mil Rupias Indonesas (£1,80 ou R$5,00). Circulamos pela loja de departamentos Sarinah e voltamos para o hostel.
Tomamos banho e resolvemos comer o que havíamos comprado no super mercado. Dormimos cedo por que estavámos muito cansados.