Tradutor

Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

26 de mai. de 2010

17º Dia 15-05-2010 - Borobudur o maior templo budista do mundo!!!

By Ana
O trem chegou em Yogyakarta e fomos em busca de acomodação, vi que havia um outro mochileiro perdido no meio dos indoneses e fomos falar com ele. Éramos apenas 4 estrangeiros naquele trem de loucos...hehehe Andamos muito e haviam muitas pessoas oferecendo ajuda para conseguirmos acomodação. Logo no início nos perdemos do mochileiro que havíamos conhecido na estação. Estávamos cansados e as mochilas representavam pesar muito mais. Resolvemos que o Junior iria procurar sozinho algo, enquanto a Paula e eu ficaríamos sentadas cuidando das mochilas. O grande problema é que este grande feriado lotou todos os tipos de acomodação e não foi fácil acharmos algo. O Junior conseguiu um quarto minúsculo que cabia apenas uma cama de casal para ficarmos até as 9:00, pois nesse horário liberaria um quarto maior e poderíamos trocar. A única vantagem deste mini-quarto era que tinha banheiro e conseguimos tomar um banho. Para vocês terem noção do tamanho do quarto se entrássemos os 3 as mochilas tinham que ficar do lado de fora, que foi o que aconteceu.
O Junior ficou no hotel enquanto nós duas fomos ver como iríamos para Borobudur. Existem inúmeras agências que fazem excursões até o templo para ver o nascer do sol ou o pôr do sol, queríamos ir por conta própria sem agência. Mesmo cansadas e sem dormir caminhamos muito para agendarmos o passeio para aquela tarde e não perdermos tempo. A Paula também queria conhecer o vulcão Bromo que fica no meio do caminho até Bali, então vimos com uma agência os dois passeios. O preço estava bom e pedimos desconto, parecia ser mais vantajoso comprar os tours
Voltamos ao hotel e já passavam das 9:00 da manhã, pensávamos que o Junior já estaria no quarto "novo". A Paula disse que chegaríamos e ele estaria roncando e realmente ele estava, mas no quarto minúsculo. Pedimos para trocar de quarto e proprietário do hotel (que ficava circulando de cuecas) nos disse que o tal quarto maior não liberaria e que teríamos que ficar com aquele quarto ou então irmos embora. Ficamos indignados, procurar tudo de novo que ódio. A Paula foi procurar um quarto para ela enquanto ficamos esperando. Ela encontrou um hotel muito legal e mais caro do que esperávamos pagar, mas valeu muito a pena. Dividimos o quarto novamente e pagamos 150 mil Rupias Indonesas (£10,00 ou R$28,00) para nós 3. Ficamos em uma suite com ventilador, uma cama de casal enorme de madeira lindíssima e os móveis todos talhados a mão, o banheiro era feio e a  pobre Paula dormiu em um colchão no chão. Resolvemos dormir, pois nosso tour para Borobudur sairia as 14:00. Eu tenho problemas com insonia e não consegui dormir, mas descansei.
Borobudur é o maior templo budista do mundo e fica em um país com predominância religiosa muçulmana. Havíamos assistido uma reportagem sobre o local e decidimos que iríamos conhecer um dia... Este dia chegou!!!
Para os que falam português e querem ver a reportagem inspiradora...hehehe

Levantamos e marcamos de nos encontrarmos na agência as 14:00. O Junior almoçou em uma tenda na rua eu não quis comer, pois não estava me sentindo muito bem do estômago. Ele pagou 15 mil Rupias Indonesas (£1,00 ou R$2,80) por um arroz frito.
Na van com destino a Borobudur tinha também um casal de chilenos o Henrique e a Pamela, um time e tanto de sul-americanos... Conversamos bastante, levou pouco mais de 1 hora para chegarmos ao templo.
Pagamos pela entrada 120 mil Rupias Indonesas (£8,00 ou R$22,00) por pessoa. Na chegada muitos vendedores ambulantes em volta nos oferecendo lembranças e também vários estudantes que estavam visitando o templo e pedindo para tirar fotos e fazer entrevistas conosco... Tínhamos pouco mais de 2 horas para explorar todo o templo. Inicialmente o assédio dos estudantes foi muito engraçado, pois parecíamos artistas...hehehe Depois da 15ª foto eu já não estava mais achando divertido. O Junior estava com a camisa da seleção Inglesa de futebol então foi uma loucura, não conseguíamos ver nada direito, pois éramos atacados. No topo do templo conseguimos ter uma visão fantástica do vale. O Junior conseguiu cumprir a difícil tarefa de tocar o dedo do Buda, para ter boa sorte. Percorremos os corredores do templo onde existem murais sensacionais que retratam a vida do Buda, realmente sublime. Nos corredores parecia que estávamos em outro lugar, sem turistas, adolescentes ou vendedores, um silêncio e uma paz que parecia que não encontraríamos naquele lugar tumultuado. Achamos a Paula perdida e comentamos dos ataques que sofremos...hehehe Compramos uma lembrança do templo, mas foi preciso negociar. Ficamos muito felizes em ter visitado Borobudur!

Na volta para Yogyakarta resolvemos passear e ver o mercado de rua. Com o feriado as ruas estavam completamente cheias e era quase impossível circular no meio da multidão. A copa do mundo está muito próxima e pode-se ver camisetas de todas as seleções a venda em todos os lugares, é claro que a do Brasil é a que fica mais em destaque.
A picada de abelha que levei na Tailândia estava muito vermelha, inchada e coçando, fomos em uma farmácia e eu comprei uma pomada para picadas de insetos.
Vimos vestidos muito bonitos, negociamos e o preço que conseguimos foi de 50 mil Rupias Indonesas (£3,50 ou R$10,00), mas não compramos por que queríamos pesquisar primeiro os preços. Haviam shows pela cidade e muitas atividadesindonesas estavam esperando nós sairmos para pagarem os vestidos, fiquei olhando e esperando que elas pagassem, elas disfarçaram e ficaram rindo, pagaram escondido, mas com toda a certeza foi be menos do que nós. Aqui vocês podem ter toda a certeza além do turismo ser explorado os turistas são muito mais. Eles acham que temos dinheiro e que temos que pagar mais, é um absurdo.
Comemos no shopping, pagamos 31 mil Rupias Indonesas (£2,00 ou R$5,60). Voltamos para o hotel, banho e cama...
Fotos do dia no link abaixo: