Tradutor

Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

20 de jun. de 2010

34º Dia - 1-06-2010 - Chegando nas Filipinas, um dia de viagem...

By Ana
Levantamos 3:50 da manhã para irmos ao aeroporto. Pegamos um táxi que nos cobrou 15 Ringgits (£3,15 ou R$8,55), acertamos por esse preço por que nos informamos no hostel quanto custaria a corrida, é claro que o taxista tentou nos cobrar bem mais. Pegamos o ônibus das 4:30 para o aeroporto e chegamos as 5:40. Pagamos 13 Ringgits (£2,80 ou R$8,40) para cada um. Fizemos sanduiches e comemos dentro do ônibus como bons farofeiros.
Nosso voo para as Filipinas saiu as 7:25 com destino a Clark, cidade ao norte da capital Manila.
Chegando em Clark nossa ideia era ir direto para Manila, mas o Junior viu umas fotos de umas praias que ficavam mais ao norte e resolvemos mudar nossos planos.
Pegamos um Jeep para a rodoviária, pagamos 50 Pesos Filipinos (£0,75 ou R$2,10) para cada um. Os Jeeps aqui são um tipo de transporte muito comum. São veículos da segunda guerra mundial que foram modificados para servirem de transporte público. Cada Jeep tem seu itinerário fixo, mas sem horários ou paradas. Pode-se  pegar  ou descer do Jeep em qualquer ponto da estrada, basta fazer sinal.
Na estação rodoviária foi um caos, muitos ônibus velhos e parecíamos dois alienígenas pois todos nos olhavam e queriam falar conosco...hehehe
O que mais me impressionou foi que todos falam ou tem uma boa noção de inglês. Pessoas que quase não haviam dentes na boca tinham o inglês na ponta da língua...hehehe Sei que é uma relação estranha que estou fazendo, mas no Brasil pessoas humildes não falam outras línguas e chegar aqui e ver a fluência da população em uma língua estrangeira é algo que chama muita atenção. Eu por exemplo não falava inglês antes de ir morar em Londres e considero que ainda tenho muito o que aprender...hehehe
Um senhor ficou nos rodeando e "queria nos ajudar", dissemos que iríamos para La Union e ele ofereceu diversas opções de ônibus. O primeiro ônibus que tentamos pegar era horrível, subi e olhei e falei para o Junior que naquele ônibus eu não iria viajar. O ônibus que pegamos era razoável, mas tinha o mesmo problema do trem que pegamos na Indonésia, muitos vendedores. Pagamos pelas passagens 360 Pesos Filipinos (£5,40 ou R$15,30). Paramos em diversas rodoviárias e chegamos em San Fernando, La Union por volta das 18:00. Fomos em busca de hotel, mas encontramos apenas 2 com preços absurdos. Perguntamos para muitas pessoas e ninguém sabia onde haviam acomodações baratas. Éramos atacados pelos tuc-tucs constantemente, que aqui são chamados de Tricycle. Um rapaz nos disse que haviam hotéis econômicos na parte sul da cidade e conseguiu um triciclo para nos levar até lá. Acertamos o preço da corrida em 20 Pesos Filipinos (£0,30 ou R$0,84). Fomos em dois hotéis, um era 5 estrelas e o outro era simples, mas muito caros. O motorista disse que sabia de acomodações baratas e nos levou num hotel. Realmente o preço estava bem mais em conta. Nos cobraram 850 Pesos Filipinos (£12,80 ou R$35,80) pelo quarto por 24 horas. Chegamos as 19:30 e eles tinham dois preços, um preço para 11 horas ou 24 horas, se ficássemos na opção de 11 horas teríamos que deixar o hotel às 6:30 da manhã. Eu não estava entendendo e fiquei discutindo com a senhora da recepção pois eu dizia que eu queria pagar igual nos outros hotéis e fazer o check-out ao meio dia, mas não adiantou, ou eram as 24 horas ou nada. Pagamos e fomos para o quarto aí que entendemos, aquilo não era um hotel e sim um MOTEL (no Brasil usamos o termo Motel para definir "hotel" para ter relações sexuais)...hehehe
Tomamos banho e usamos a internet, imaginem quem vai para um lugar desses usar internet sem fio no quarto...hehehe
Comemos o que havíamos nas mochilas.
Não tiramos fotos neste dia...