Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

23 de jul. de 2010

44º ao 49º Dia 11 ao dia 16-06-2010 - Diários de uma China "véia"!!!

By Ana
Pedimos desculpa a todos, na China muitos web sites são bloqueados, como youtube, facebook entre outros, nosso blog também estava incluso neste bloqueio. Escrevemos todos os dias, mas acabamos perdendo o arquivo, então vamos colocar um resumo do que fizemos nestes dias na China.

Visitamos o Beihai Park e amamos, encontramos muitos chineses gentis e muitos pediam para tirar uma foto com o Jr, ele estava se sentindo um artista de cinema...hehehe O parque é enorme e possui muitos templos, além de um enorme lago. Ficamos admirando um grupo de senhoras cantando e quando elas terminaram eu fiquei batendo palmas sozinha...hehehe Elas ficaram muito contentes. 

Conhecemos o parque Olímpico com as construções suas inovadoras e vimos e o estádio Ninho e o Cubo. Foi uma pena estarmos na China em uma época que os dias são nublados ou muito nebulosos. Pequim tem uma névoa tremenda o que nos atrapalhou um pouco para obtermos boas fotos. Um dos passeios mais emocionantes com toda a certeza foi ir ao Jardim Zoológico de Pequim ver os Pandas. Eu amo animais e o Junior também adora então ali voltamos a ser crianças. Fomos a shoppings frequentado apenas por chineses sem turistas e ali parecíamos alienígenas...hehehe Todos nos olhavam e comentavam...hehehe A grande vantagem de  descobrir este tipo de local é comprar sem precisar barganhar e pagar o preço justo. 
Uma das coisas que mais me chama a atenção, me arrepia e me emociona são as artes populares, qualquer tipo de manifestação artística típica popular me faz suspirar. Em uma destas andanças vimos uma grupo de mais ou menos 60 idosos entre homens e mulheres ensaiando danças chinesas com leques e uma banda tocando animadamente as músicas que embalavam a todos. Fiquei muito feliz em termos a grande sorte de assistirmos. Era noite, mas mesmo assim tentamos filmar um pouco para guardarmos essa recordação. Quem me olhasse com toda a certeza poderia ver a imensa alegria que eu estava sentindo, sinceramente fiquei com vontade de chorar (me senti assim também em uma apresentação do Cirque du Soleil). Uma senhora que estava dançando me viu e me convidou para trocarmos de lugar, ela me entregou o seu leque e a partir daquele instante eu virei dançarina e ela espectadora. Nunca conseguirei descrever o que eu senti naquele momento, mas se a magia existe posso dizer que foi mágico. O Junior filmou um pouco, mas as imagens que ficarão guardadas na minha memória jamais se apagarão. Depois que o ensaio terminou eu e a senhora nos abraçamos emocionadas peguei o meu guia da China para ler algumas frases de agradecimento para ela em chinês. A língua não foi nenhum obstáculo naquele momento, nossos olhos e sorrisos diziam tudo o que precisava ser dito. Tiramos uma foto juntas e eu fui embora totalmente feliz e realizada.



Conhecemos também o estressante Silk Market, onde muitas pessoas compram produtos falsificados, artigos para casa, brinquedos e mais milhões de coisas.  Este shopping é realmente voltado a turistas. É preciso ter muita paciência e fixar na sua cabeça o máximo que você quer pagar por que os vendedores são espertos e talvez você seja enganado. Vimos camisas da Ralph Lauren falsificadas mais caras que as originais que compramos na loja da Ralph Lauren na Indonésia, um absurdo. 

Visitamos a imponente muralha da China. Fizemos este passeio por conta própria e encaramos um longo trajeto de ônibus até chegarmos a região das montanhas e vermos de perto a muralha serpenteando subidas e descidas até a linha do horizonte. Para percorrer a muralha é preciso ter um bom preparo físico e muita disposição, pois além de muitas escadarias existem muitas rampas que na minha opinião são as piores partes. Caminhamos pela muralha durante umas 4 horas e não conseguimos ver nem 1% dela. Como sempre ficamos imaginando as tropas chinesas percorrendo aqueles corredores, além de persarmos muito em como foi feita a sua construção.


Fomos a Cidade Proibida e ficamos um pouco decepcionados. Na minha cabeça vinham apenas os imperadores que moraram ali, que preservaram todo aquele complexo por tantos anos e que agora é inundado por uma multidão de turistas curiosos e sem educação que tentam subir, pular e fazer de tudo para tirar a foto mais autêntica. 


Conhecemos a rua que vende os petiscos mais deliciosos da China...hehehe Realmente é preciso ter coragem para experimentar cobras, morcegos, bicho da seda, aranhas, escorpiões, entre tantos outros. Eu comi um espetinho de escorpiões, já o Jr ficou só na processa de comer lagarto...hehehe Faltou coragem...


Barganhar é necessário e é preciso muita paciência, nada tem preço fixo, nem mesmo nos grandes shoppings. Os preços foram uma grande decepção para nós, não existe nada barato, além de comida (em restaurantes populares é claro) e transporte.
Visitamos a cidade de Xi'an no dia 16 de Junho, para vermos o Exército de Terracota. Viajamos 12 horas de trem para chegarmos, saímos na verdade dia 15. Adoramos o local, e achamos que valeu o esforço. O local das escavações virou um verdadeiro complexo preparado para o turismo. Não conseguimos passear pela cidade de Xi'an devido ao calor e ao cansaço da viagem. 


departamentos e compramos uma tolha de banho grande para sentarmos em cima, no caso de termos que viajar em pé. Um casal nos ajudou e escreveu um bilhete em chinês dizendo que queríamos trocar de lugar e que estávamos dispostos a pagar...hehehe Quando fomos embarcar no trem mostramos o bilhete para muitos funcionários, eles olhavam, balançavam a cabeça e nos mandavam para o vagão de número 3, que talvez fosse para esperarmos o trem estar completo. Ficamos neste vagão e a todos que passavam eu entregava o bilhete, alguns riam outros não davam bola e eu comecei a ficar desesperada. O Jr tentou me acalmar e eu até chorei, estava cansada e não queria viajar em pé. Resolvi trocar de vagão. Encontrei uma funcionária que falava inglês e expliquei a situação ela falou com uma colega e disse que iria nos ajudar. Estávamos no vagão leito, onde existiam apenas 8 cabines com dois passageiros em cada. Ficamos esperando sentados em  dois banquinhos suspensos neste vagão durante mais ou menos uma hora. Pedimos para todos que passavam, mas ninguém nos ajudou. Vi vários chineses trocando de vagão, saindo do vagão onde estávamos em pé e indo para outros vagões com funcionários da companhia ferroviária. Corrupção é fogo e na China só vale para os chineses...hehehe
Fomos para o vagão restaurante para tentarmos sentar, mas como já era tarde todos os lugares estavam ocupados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário